segunda-feira, 2 de abril de 2018

Notas e livros

      Que relação existe entre os resultados escolares dos alunos e os livros?, Que papel têm os pais na formação do jovem leitor? são questões de grande importância que a biblioteca escolar pretendeu levar à reflexão dos pais/encarregados de educação com a distribuição de um documento sobre a temática.





      Leitura... competência (...) básica para o acesso plural ao conhecimento e ao enriquecimento cultural - indispensáveis ao exercício de uma cidadania ativa e ao desenvolvimento económico e social do país. (Plano Nacional de Leitura)

      A rotina de ler para os filhos traz ganhos importantes para o desenvolvimento das crianças: 14% de aumento no vocabulário, 27% de crescimento na memória de trabalho e elevação de 25% no índice de crianças sem problemas de mau comportamento. (Dados e uma pesquisa da Universidade de Nova Iorque).
     Por isso é essencial que os pais leiam para os filhos desde cedo. Esta prática auxilia na comunicação em geral e ajuda na formação de palavras. Quanto mais ler, mais palavras a criança sabe e aprende a pronunciá-las melhor . Além disso, os livros estimulam a criatividade e a imaginação dos mais pequenos.

      Com a tecnologia fazendo parte das famílias cada vez mais cedo e de forma mais abrangente, é preciso dar atenção especial às crianças, e inserir o hábito da leitura na vida delas desde bem cedo.

      A criança geralmente é um espelho dos pais, por isso é importante que o exemplo venha deles. Se você tem filhos, leia para eles desde pequenos, e mostre como a leitura pode ser um hábito divertido. Os resultados aparecerão no futuro com bons desempenhos escolares e adultos muito mais seguros e bem preparados.



Sem comentários:

Enviar um comentário