quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Boas-vindas 2017-2018


As boas-vindas à biblioteca são dadas este ano um pouco tarde mas, como mais vale tarde que nunca, aqui ficam os votos de um excelente ano letivo para todos os utilizadores das bibliotecas escolares do agrupamento.

O Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira possui duas bibliotecas escolares integradas e apoiadas no âmbito do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, uma na Escola Básica de São João da Pesqueira e outra na Escola Básica e Secundária. Ambas fazem parte da Rede Concelhia de Bibliotecas, Arquivos e Museus de São João da Pesqueira, de que o Agrupamento é parceiro.

As restantes Escolas Básicas e Jardins de Infância são servidos pela Biblioteca da Escola Básica e Secundária, embora possuam algum fundo documental próprio.

As bibliotecas escolares desenvolvem a sua ação em quatro domínios: currículo, literacias e aprendizagem; leitura e literacia, projetos e parcerias; e gestão da biblioteca escolar. Neste contexto, o Quadro Estratégico do Programa Rede de Bibliotecas Escolares 2014-20 e o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar constituem documentos de referência, orientadores das práticas que as mesmas implementam. Por outro lado, o trabalho das bibliotecas deve ir ao encontro das necessidades da Escola/Agrupamento e ao meio em que estão inseridas, dando resposta às metas do Projeto Educativo, ao Plano de Ação Estratégica, entre outros, e à sua própria melhoria através da aplicação do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar.

A biblioteca da Escola Básica e Secundária está plenamente integrada na comunidade escolar e tem contribuído para a consecução das metas definidas no Projeto Educativo. Está dotada de equipamentos e recursos relevantes para a aprendizagem, devidamente organizados e pesquisáveis através do catálogo informatizado, disponível em linha. A biblioteca da Escola Básica de São João da Pesqueira, por ter integrado o Programa Rede de Bibliotecas Escolares há menos tempo, está ainda em fase de organização dos recursos e construção do catálogo informatizado, embora sejam já desenvolvidas atividades de leitura com alunos. Prevê-se o seu pleno funcionamento ainda no presente ano letivo de 2017/18.

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