20171228

Biblioteca: um espaço para ler, estudar, pesquisar, aprender e passar bons momentos

No presente ano letivo as bibliotecas desenvolverão regularmente atividades, com destaque para a leitura de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, Datas Comemorativas, Figuras Mistério, Caça ao livro e adesão a concursos e iniciativas externas que se revelam no enriquecimento curricular e cultural dos utilizadores.

A atividade Datas Comemorativas pretende assinalar acontecimentos importantes a nível mundial destacando aqueles que mais contribuem para a formação dos alunos.
Serão lançados regularmente dois desafios: Figuras mistério e Caça ao livro. O primeiro consiste em descobrir, partindo das pistas dadas, duas personalidades (uma para o 2º e 3º CEB, outra para o Ensino Secundário) importantes para as mais diversas áreas curriculares. A seleção das Figuras Mistério é feita com a colaboração dos docentes.
A Caça ao livro consiste na descoberta de um livro sobre o qual são fornecidas algumas informações. O livro escolhido será sempre um dos aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura.

A biblioteca promoverá também a divulgação e apoio à adesão a concursos externos, de âmbito nacional e internacional, se tal se revelar pertinente para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos e para a criação de oportunidades para estes mostrarem as suas habilidades e capacidades.
Estes desafios e concursos contribuirão para a iniciativa do agrupamento “Geração com valores: + Turma+Sucesso”, de que a biblioteca é parceira.

Na biblioteca da escola básica, serão desenvolvidas atividades de leitura, sobre livros do Plano Nacional de Leitura, destinadas ao pré-escolar e ao 1º ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário