20221101

Semana da literacia financeira: saber comprar, saber poupar!


O Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira comemorou a Semana da Literacia Financeira entre os dias 24 e 28 de outubro, com o desenvolvimento de atividades em parceria com a Biblioteca Escolar.

Os alunos do 1º CEB da Escola Básica de São João da Pesqueira tiveram a oportunidade de simular uma ida às compras para aprenderem a distinguir os bens necessários dos bens supérfluos.

A sala polivalente da biblioteca da escola transformou-se no supermercado "Bem comprar" onde os alunos, por grupos, puderam comprar bens à sua escolha com determinada quantia de dinheiro.

Finalizadas as compras, ouviram a leitura da história "Um casaco para o cão", do Caderno de Educação Financeira, e com ela aprenderam a distinguir bens necessários de bens supérfluos.

De seguida, foi analisado o conteúdo de cada cesta de compras para debater com os alunos a pertinência dos bens que adquiriram. E assim aprenderam que numa ida às compras é necessário estar atento para fazer as melhores escolhas.

Cada sessão teve início com uma explicação do que é a literacia financeira e da sua importância no quotidiano. Falou-se ainda da publicidade e do seu poder de persuasão.

A atividade irá ter continuidade com a  construção de mealheiros para explorar o conceito de poupança e empreendedorismo.














































Na Escola Básica e Secundária, os alunos do 6º ano de escolaridade construíram cartazes para sensibilizar para a poupança.

A atividade teve início com a realização de atividades do Caderno de Educação Financeira que levaram à construção de cartazes com mensagens de incentivo à poupança.

Os cartazes encontram-se expostos na Biblioteca Escolar.

























Sem comentários:

Enviar um comentário