quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Direitos Humanos e discurso de ódio


A internet dá-nos a possibilidade de criar, publicar, distribuir e consumir conteúdos fornecendo assim um espaço de completa participação, empenho e livre expressão pessoal. Com o desenvolvimento das Redes Sociais todos podemos participar no ciberespaço de formas muito diversas, desde o contato permanente com os nossos amigos e o desenvolvimento de novos contactos até à partilha de conteúdos e à exploração da nossa capacidade de nos exprimirmos. Este espaço online dá-nos novas oportunidades tais como aderir com outros a causas em que nos queremos empenhar e que nos preocupam.
Mas também podemos igualmente ser vítimas e agentes de abusos e violações dos Direitos Humanos, entre as quais, o discurso de ódio em diversos formatos e o ciberbullying. O mundo online não deixa de ter valores. O discurso de ódio, como tal, não é um assunto novo na internet, nem no debate sobre direitos humanos. A sua dimensão online e o dano potencial que pode provocar em processos democráticos dá-nos novas razões para agir!
(Fonte: http://www.odionao.com.pt)


Numa iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude, decorreram no passado dia 4 de outubro as sessões sobre Direitos humanos e discurso de ódio para alunos do Ensino Secundário. 

As sessões foram dinamizadas pela Dra Teresa Teixeira, do IPDJ, que confrontou este público jovem com situações que desrespeitam os Direitos humanos, em particular o ciberbullying, sensibilizando-o para a tomada de atitudes de respeito para consigo e com os outros.





Sem comentários:

Enviar um comentário