20180627

Abril: mês da prevenção dos maus tratos

A Biblioteca Escolar juntou-se à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São João da Pesqueira para prevenir os maus tratos na infância.

Na biblioteca da escola sede foi afixado um cartaz para informação e sensibilização sobre a temática e distribuída documentação sobre o assunto.









As restantes escolas tiveram a visita da equipa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens que a professora bibliotecária acompanhou para fazer a leitura do livro "Sabes que também podes ralhar com os teus pais?"

Veja AQUI o video do Centro Escolar de Trevões.





No seguimento da leitura do livro foi entregue aos alunos uma Carta de Pedidos para os pais, com o objetivo de sensibilizar as famílias e prevenir os maus tratos.



Queridos Pais,

Começo por dizer que gosto muito de vós e que gostaria que fossemos muito felizes. Por isso vou fazer-vos alguns pedidos que são muito importantes para mim:

1. Gosto de andar sempre limpinho(a) e cheiroso(a). Às vezes não me apetece tomar banho, mas, por favor, insistam comigo porque me sinto muito melhor e toda a gente gosta de estar ao pé de mim.

2. Não se esqueçam de me dar comida saudável. Eu sei que faço birra para comer a sopa, a salada e a fruta, mas não quero ficar doente quando for grande. E não me deixem comer muitos doces nem muitas batatas fritas.

3. Preciso de me deitar e levantar a horas certas e dormir pelo menos nove horas, para descansar e crescer bem. E quando eu não quiser dormir, é fácil convencerem-me, basta que me contem ou leiam uma história.

4. Conversem comigo. Perguntem-me como foi o meu dia, o que fiz, do que mais gostei ou se há alguma coisa que me preocupa. Também me podem contar o vosso dia, posso não entender algumas coisas mas gosto de saber.

5. Sempre que eu fizer alguma coisa mal, expliquem-me com calma porque não a deveria ter feito. Não gritem comigo, nem me batam e também não me envergonhem à frente dos outros, isso só me vai fazer sentir desorientado(a) e revoltado(a).

6. E muito importante: não se esqueçam de me dar os parabéns e dizer quando faço as coisas bem feitas e cumpro as regras. Isto é muito importante para mim. Eu preciso de saber se estou a portar-me bem e a ser um(a) bom/boa menino/a.


Sem comentários:

Enviar um comentário