sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Concurso "Histórias de Pais para Filhos"



______________________________________________________

  Quem não gosta de ouvir histórias?! Sobretudo aquelas que são contadas de geração em geração, por pessoas conhecidas ou lembradas, sobre grandes acontecimentos ou pequenas situações no dia a dia, contadas à lareira, ou ao adormecer, histórias de encantar que encerram ensinamentos e que nos acompanham pela vida fora, histórias que ficam na nossa memória e que um dia também vamos contar a alguém!

     O concurso "Histórias de Pais para Filhos" integra o projeto com o mesmo nome e pretende promover o envolvimento e a mobilização dos pais/encarregados de educação e famílias em atividades de narração oral, de escrita e de leitura, aproximando-os da vida escolar dos educandos e consciencializando-os para o importante papel que podem desempenhar no desenvolvimento das competências de leitura e da aprendizagem dos mesmos.

   Uma das atividades do Projeto é a realização de um concurso que consiste na  recolha de histórias, em formato audio, video, texto escrito e ilustração, para posterior divulgação.  

______________________________________________________



 
REGULAMENTO

Finalidade do Concurso

O Concurso “Histórias de pais para filhos” integra o projeto com o mesmo nome e tem como finalidade a recolha e seleção de histórias. Estas podem ser originais, pertencentes à tradição oral ou recontadas a partir de histórias já conhecidas.

Destinatários

Podem participar no concurso todos os alunos do Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira: do Pré-escolar, do 1º CEB (1º, 2º, 3º e 4º ano), do 2ºCEB (5º e 6º ano) e do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º ano). A participação dos alunos do Pré-escolar e do 1º CEB deverá ser apoiada pelos pais/encarregados de educação.

Modalidades de participação

A participação no concurso pode ocorrer nas seguintes modalidades:

1) Registo áudio das histórias (2)
2) Registo áudio e vídeo (2)
3) Registo escrito (texto e ilustração)

(2) Este registo pode ser feito com a utilização do telemóvel ou outro dispositivo que contenha a função.

Os alunos podem participar numa modalidade, em várias modalidades ou em todas as modalidades.

A participação pode ser individual ou em grupo (no máximo de 4 elementos).

Duração da gravação/filmagem

A gravação ou filme não deverá ultrapassar os 15 minutos.

Características do texto

- Poderá ter o formato que se julgar mais adequado (narrativo, poético, dramático ou outro);
- Deverá ter até 2 páginas, escritas a computador, com letra Times New Roman, de tamanho 12;
- No 1º CEB poderão ser apresentadas a concurso histórias recolhidas no âmbito do projeto “Histórias por um fio”, acompanhadas do registo áudio e/ou áudio e vídeo.

Ilustração

- A ilustração deverá ser feita em folha de papel de tamanho A4.
- Os materiais a utilizar são da escolha dos participantes.

Seleção das histórias

A seleção das histórias será feita por escalões, correspondendo cada escalão a um nível de ensino.

As histórias serão selecionadas por um júri a constituir e de acordo com os critérios estipulados, no ponto seguinte.

As histórias apresentadas não podem ser copiadas de livros nem retiradas da internet, mas aceita-se o reconto de histórias conhecidas (lidas ou ouvidas).

Critérios de seleção das histórias

- Qualidade da gravação/filmagem;
- Linguagem percetível e adequada;
- Correção linguística e variedade vocabular;
- Criatividade na ilustração;
- Conteúdo apropriado;
- Interesse despertado no ouvinte/observador/leitor.

Entrega dos trabalhos

Nos Jardins de Infância e escolas do 1º CEB, os trabalhos são recolhidos pelo professor titular e entregues/enviados posteriormente para a biblioteca escolar da escola sede.

Na escola básica e secundária, deverão ser entregues ao professor de Português, na biblioteca escolar ou enviados por email para biblioteca.eb23sjp@gmail.com.

Todos os trabalhos devem vir identificados com a designação do Jardim de Infância ou Escola, ano de escolaridade, turma e nome do(s) aluno(s), nome do professor que orientou ou apoiou a escrita e ilustração das histórias, nome da pessoa que contou a história e o grau de parentesco ou afinidade com o(s) aluno(s).

A entrega dos trabalhos será feita ao longo do segundo período, até ao dia 28 de março.

Divulgação dos trabalhos

Os trabalhos selecionados serão compilados e divulgados em vários formatos.
Os textos escritos e respetivas ilustrações serão incluídos em livro digital e também impresso, caso haja possibilidade.
Todos os trabalhos selecionados serão divulgados pelo Agrupamento. Na Rádio Voz do Douro, serão dadas a conhecer as histórias selecionadas.

Disposições finais

O Agrupamento de Escolas de são João da Pesqueira reserva-se o direito de divulgação do som, texto e imagem nos meios de comunicação de que dispõe, assim como na rádio Voz do Douro. Esta divulgação terá apenas fins educativos e de divulgação da atividade.


Sem comentários:

Enviar um comentário