quarta-feira, 30 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA: Escrever um livro


   A actividade Escrever um livro decorreu na Biblioteca  e destinou-se a todos os alunos do 5º ano de escolaridade. O objectivo foi motivar para a leitura e para a escrita, promovendo o respeito pelos direitos de autor.
      A actividade foi dinamizada pela professora bibliotecária e teve inicio com uma conversa acerca da leitura, na qual se salientou o Plano Nacional de Leitura e a importância da leitura para a aprendizagem, para o lazer e para a formação pessoal.
      Mas como para ler é preciso, antes, alguém escrever, a professora bibliotecária abordou a questão da autoria e da sua protecção pelos Direitos de Autor, salientando a necessidade e o dever de todos respeitarmos a obra e o autor que a criou. Alertou por isso para a necessidade de serem identficadas as fontes de informação sempre que os alunos realizam trabalhos de pesquisa.


      E como a prática ajuda a entender a teoria, de seguida todos os alunos construíram um pequeno livro e transformaram-se em escritores e ilustradores. Deram largas à sua imaginação e foi com muito entusiasmo que iniciaram uma história, uma ilustração, um diário, um poema ...

            

Sem comentários:

Enviar um comentário