O Palhaço Troloró visitou os Jardins de Infância do Agrupamento durante o mês de fevereiro para levar às crianças momentos divertidos mas também aprendizagens importantes.
A atividade foi desenvolvida pelo artista residente em articulação com a Biblioteca Escolar.
Partindo da obra "O Palhaço Tristolleto", de Lourdes Custódio, criou-se a história do Palhaço Troloró, representado pela artista residente Nuno Moutinho.
Troloró era um palhaço que trabalhava no circo e animava toda a gente. Toda a gente gostava dele e ele gostava muito do que fazia.
Um dia, estava o circo na vila de São João da Pesqueira e, como era inverno, estava muuuuito frio! Troloró constipou-se e ao assoar-se perdeu o seu nariz vermelho. A partir desse dia, ninguém mais de riu com o Troloró. Troloró ficou triste, não conseguia fazer rir ninguém e por isso deixou de haver o espetáculo dos palhaços no circo, o preferido das crianças.
As crianças ficaram tristes mas Troloró ficou ainda mais triste a observar as crianças, bem escondidinho num cantinho do palco. E foi nesse cantinho que, num dia de espetáculo, algo de extraordinário aconteceu.
Apareceu uma criatura mágica com um grande nariz de palhaço que vinha buscar Troloró para o levar ao planeta dos narizes para ele escolher o nariz que quisesse.
Troloró perguntou-lhe o que estava a fazer ali. A criatura respondeu:
- As crianças das redondezas queixaram-se que já não havia palhaços no circo e eu vim saber porquê. Venho do planeta dos narizes onde se fazem todos os tipos de narizes e soube que precisas de um.
Troloró ficou contente, era mesmo disso que ele estava a precisar, de um nariz novo para voltar a atuar e a levar a alegria a todas as crianças.
Ele foi ao Planeta dos narizes, onde havia narizes de todos os tamanhos e feitios mas... não gostou de nenhum!
Veio-se embora e contou às crianças que ainda não podia fazer rir porque não tinha encontrado nenhum nariz de que gostasse. Então, com a ajuda dos meninos e das meninas, voltou ao Planeta dos narizes e escolheu o nariz perfeito e, em troca, prometeu que alegraria a vida de todas as crianças.
A partir desse dia, visitou os Jardins de Infância de São João da Pesqueira para tornar os meninos e as meninas mais felizes!
Sem comentários:
Enviar um comentário