20220621

"A ler e a contar vamos encantar" com quadras de S. João

       O programa da Rádio Voz do Douro "A ler e a contar vamos encantar" do dia 14 de junho foi dedicado à leitura de quadras alusivas à época festiva do S. João da autoria de alunos, professores e assistentes da Escola Básica e Secundária.




      Aqui ficam as quadras e os parabéns aos autores!

 

Na noite de S. João

Vou bailar até cansar

Gosto muito de alegria

E muito mais de dançar.

 

Sardinha a pingar no pão

Alho porro sempre à mão

Vamos todos para a folia

Que é noite de alegria.

 

O S. João é em junho

mês de muito calor

Gosto muito deste santo

Mas ainda mais do meu amor.

 

Manjerico, manjerico

Planta do meu coração

O seu aroma encanta

Na noite de S. João.

 

Na noite de S. João

Fui contigo ao bailarico

Declaraste-me o teu amor

E deste-me um manjerico.

 

Fui passar o S. João

A São João da Pesqueira

Dancei contigo na marcha

Valeu-me a pena a canseira

 

A noite de S. João

Vai ser noite de alegria

Marcha o pai e marcha a mãe

Marcha o tio e marcha a tia

 

No São João da Pesqueira

As marchas vão rolar

A Lili e a Ana

Vão contentes a marchar

 

O caldo verde e a sardinha

São tradição de São João

Assim como o martelinho

E o alho porro na mão.

 

Vinde todos ao S. João

Ver as meninas a dançar

Com um manjerico na mão

E o arco a baloiçar.

 

As festas de S. João

Passo-as no meu quintal

Com a Maria e o Manel

O António e o Juvenal

 

Gosto de ti S. João

És o meu santo predileto

Se não for às tuas marchas

Não me sinto completo

 

Beber na noite de São João

É sempre uma tradição

Comer sardinha no pão

E marchar até mais não.

 

Ó meu rico S. João

Deves andar distraído

Com o gasóleo tão caro

Não posso andar divertido.

 

Vou marchar no São João

Com o Pedro e a Maria

Vamos andar toda a noite

Numa grande euforia.

 

Na noite de S. João

Toda a gente vai para a rua

Comer, beber e dançar

Até que se vá embora a lua.


Ó meu rico S. João

Ó meu santo padroeiro

Não me deixes acabar

O dinheiro o ano inteiro.

 

Dá-me também trabalho

Que seja bom de fazer

Férias o ano inteiro

E momentos de lazer

 

Fui ao S. João ao Porto

Ver as marchas populares

Vim de lá quase morto

Não gostei daqueles ares.

 

Na altura do S. João

Gosto de ir ver as marchas

Comer sardinhas e pão

E de sobremesa bolachas.

 

Ó meu rico São João

Eu e tu vamos brincar

Com o martelo e o balão

Vamos lá celebrar.

 

Gosto do S. João

Porque adoro sardinhas

Assadas na brasa

Comidas quentinhas.

 

Gosto do S. João

Porque é uma grande festa

Como sardinhas e pão

E no fim durmo uma sesta.

 

No dia de S. João

As marchas gosto de ir ver

Todos a marchar

E eu a comer.

 

Beber na noite de S. João

É sempre uma tradição

Comer sardinha no pão

E marchar até mais não.

 

Vou marchar no S. João

Com o Pedro e a Maria

Vamos andar toda a noite

Numa grande euforia.

 

Na noite de S. João

Toda a malta vem para a rua

Comer, beber, dançar

E observar a lua.

 

       Poderá ouvir as leituras brevemente em "A ler e a contar vamos encantar" (padlet.com) (clique para ver e ouvir).

Sem comentários:

Enviar um comentário