20200506

Plano de Ação de E@D| Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira, correspondendo ao seu Plano de Ação, delineado em função do confinamento originado pela Pandemia provocada pelo Covid-19, definiu um conjunto de ações necessárias à manutenção da sua atividade. Tendo em consideração os constrangimentos provocados pela impossibilidade de estar em contacto físico e presencial com a comunidade escolar, a BE definiu um serviço de atendimento em linha para possibilitar o contacto com alunos, enc. de educação e docentes. Houve a necessidade de reformular e readaptar atividades e projetos, em novos moldes e com recurso a ferramentas online. Nesse processo deu-se especial atenção, à necessidade de reforçar recursos e informação relacionada coma as literacias, tendo em conta a importância que estas têm na mobilização de conhecimentos para a formação integral. Da mesma forma também se considerou importante e necessário o reforço e a inclusão de recursos educativos (manuais, tutorias, aplicações, etc), que de uma forma integrada contribuam para auxiliar alunos e docentes no seu processo de ensino e aprendizagem. A introdução no Agrupamento de Escolas da Plataforma de Ensino à distância Office 365, também torna premente dotar docentes, alunos e encarregados de educação de informação, que contribua para que estes possam lidar com esta ferramenta tecnológica da forma mais adequada. Neste processo não se pode nem deve esquecer os alunos com outras necessidades educativas, e proporcionar-lhes um conjunto de ferramentas e recursos que contribuam para a inclusão aquisição de aprendizagens.  Como não poderia deixar de ser os livros e a leitura, desempenham um papel tradicional e histórico nas bibliotecas escolares. Este papel é reforçado neste período especial, seja na disponibilização de uma biblioteca digital com ebooks sobre temas e autores variados, seja na disponibilização de um blogue específico dedicado à leitura e aos livros.  A necessidade de adaptação a esta nova e inesperada realidade, veio potenciar ainda mais as Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) e o surgimento de novos ecossistemas de aprendizagem ligados à Web e Internet. Dessa realidade e transformação inerente, poderá dizer-se que o paradigma e o modelo de ensino se alteraram profundamente e que poderá deixar marcas para o futuro, pelo que será bom e positivo que toda a comunidade educativa participe nesta transformação.






Sem comentários:

Enviar um comentário