Projeto Ler + Jovem

   O Projeto "Ler + Jovem" tem continuidade no presente ano letivo de 2020/2021 no âmbito da iniciativa "10+10 minutos a ler", dinamizada pela Biblioteca Escolar e que dá especial atenção à leitura em voz alta. A Rádio Voz do Douro é parceira no projeto desde o iníco deste ano letivo e terá um papel fundamental na divulgação das leituras e no incentivo dos seus ouvintes à realização de leituras em voz alta. 





Instruções 

Para OUVIR as  "Leituras em voz alta" 

1. Clica no link: 


Para ouvires a leitura que pretendes, deves deslocar a barra inferior para a esquerda ou para a direita de modo a selecionar os leitores (por ano de escolaridade, no caso dos alunos) e a barra do lado direito de cada coluna para cima ou para baixo para selecionar o texto que queres ouvir.

Para PARTICIPAR nas "Leituras em voz alta"

1. Escolhe o texto que vais ler (não deves ultrapassar os 10 minutos de leitura);

2. Treina a tua leitura (a articulação das palavras, o respeito pelos sinais de pontuação, o tom de voz...);

3. Procura no teu telemóvel o "Gravador de voz" e grava a tua leitura.

NÃO TE ESQUEÇAS DE dizer o teu NOME (basta o primeiro), o ANO em que estás, a ESCOLA onde andas e o TÍTULO do texto ou do livro  que vais ler.

Por exemplo: Eu sou a Maria, ando no 6º ano, na Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira e vou ler um excerto do livro "Pedro Alecrim".

4. Envia a tua  leitura para o email biblioteca.eb23ssjp@gmail.com
com o título Leitura

IMPORTANTE: 
- Podem ler os alunos desde o Pré-escolar ao 12º ano, os pais, os familiares, os professores, os assistentes operacionais e outras pessoas da comunidade que queiram.
- A leitura pode ser feita  individualmente ou em grupo.


Publicações anteriores




Este espaço servirá para divulgação de actividades no âmbito do Projecto Ler + Jovem. Os alunos da Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira, poderão eles próprios criarem o seus Podcasts e submete-los para posterior divulgação.Neste tempo de confinamento e ausência de actividades lectivas presenciais na Escola, derivado da Pandemia provocada pelo Covid-19, a Biblioteca Escolar continuará a divulgar actividades passadas e propostas de actividades futuras relacionadas com o Projecto Leituras em Podcast na Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira.



A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira, participou o Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta - Categoria Individual. A participação resultou na selecção de uma leitura de uma aluna, de entre várias efectuas pelos alunos do Agrupamento de Escolas. Esta iniciativa tem como objectivo estimular o gosto pela leitura em voz alta, e ao mesmo tempo promover hábitos de leitura na comunidade. O concurso está de certa forma, relacionado com o Projecto "Leituras em Podcast no Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira", cuja candidatura foi seleccionada a nível nacional pela RBE e PNL no âmbito do Ler + jovem 2020. A Biblioteca reconhece e agradece o esforço e empenho da aluna Inês do 12.º A, a forma sóbria e eloquente  como leu, fazendo transparecer na sua leitura a emoção das suas palavras.




 

O que é o Ler + Jovem?


O Projeto Ler+ jovem desafia as escolas a procurarem estratégias que reaproximem os jovens do ensino secundário da leitura e ajudem o público adulto a (re)descobrir o prazer de ler.  Pretende-se, resumidamente, que os professores preparem e orientem alunos para que façam promoção de leitura junto das comunidades locais, envolvendo-se eles próprios com a leitura. Este projeto tem merecido continuidade ao longos dos anos devido “às experiências positivas recolhidas no decurso das visitas de acompanhamento e dos balanços apresentados pelas escolas, em que são relevantes os testemunhos de adolescentes envolvidos no Projeto”.

Neste contexto e tendo em consideração edições anteriores o Projeto Ler + jovem. visa:

  • dinamizar uma intervenção focalizada nos jovens alunos do Ensino Secundário e na população adulta;
  • criar redes de leitura ou dinamizar outras já existentes no terreno;
  • desenvolver uma intervenção que responda às expectativas dos jovens e os envolva na leitura;
  • reforçar a ligação à sociedade civil e às comunidades locais, incentivando projetos de promoção da leitura;
  • divulgar orientações de práticas da leitura, estudos e documentação relacionados com a promoção da leitura junto dos jovens e dos adultos.

DESTINATÁRIOS:
  • Jovens do Ensino Secundário;
  • População adulta, nomeadamente, seniores.

Razões para uma candidatura


A Biblioteca Escolar de São João da Pesqueira, na pessoa que atualmente desempenha o cargo de Professor bibliotecário, professor Vítor Meireles decidiu avançar para a candidatura ao Ler + jovem, antes de mais correspondendo a um desafio/proposta lançada pela Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, professora Isabel Ramos. A candidatura tem uma ideia central promover o livro  e a leitura junto dos alunos e se possível, estender essa promoção/divulgação à comunidade em geral, mobilizando alunos, pais e professores para esse propósito.  Nesse sentido, considerou-se que atualmente e tendo em consideração a crescente importância e incorporação das novas tecnologias de Informação e comunicação, nas mais variadas vertentes da sociedade e em especial na educação/formação e no ensino em geral, faz todo o sentido que as bibliotecas escolares acompanhem essa “revolução”. A mudança do paradigma tradicional da biblioteca como lugar fechado, depositária de livros, acessível a uma classe social mais “interessada” ou “culta”, deve lugar a um espaço aberto de informação e conhecimento acessível a toda a gente e prestadora de serviços que vão de encontro às reais necessidades/interesses dos seus utilizadores. A informação nos dias de hoje é determinante. Informação é conhecimento e só possuindo o verdadeiro conhecimento/informação é que verdadeiramente as pessoas se tornam livres nas tomadas de decisões. As tecnologias de informação e comunicação nos dias de hoje, em especial a Internet e a web desempenham um papel central nesta “revolução”, já que são elas que “levam e trazem” a informação. Informação que hoje em dia circula “à velocidade da luz” e chega em tempo real às pessoas independentemente do lugar e do tempo, onde estejam. Sem anular o papel tradicional das bibliotecas e o papel clássico dos livros, faz todo o sentido complementar esse papel, e através das TIC promover o livro e a leitura. No sentido de mobilizar a informação (o que se lê), promover a leitura e utilizar as TIC para a sua divulgação e “perpetuação”, foi considerada a ideia de utilizar os podcasts. Os podcats são formas de publicação de ficheiros multimédia na Internet, que poderão ser acompanhados e até descarregados pelos potenciais utilizadores. Sim, porque os projetos nascem com as ideias e porque julgo que as boas ideias fazem bons projetos é que foi criado o Projeto “Leituras em Podcasts na Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira".


Aprovação da candidatura



O facto de a candidatura ter sido aprovada, foi motivo de uma satisfação pessoal enorme, porque é o reconhecimento que quando há boas ideias e quando elas são reconhecidas, pelo seu valor intrínseco e mérito, têm toda a razão de ser e existir e faz todo o sentido acreditar na mais valia potencial que representam. A aprovação da candidatura “abre” espaço para a concretização do projeto, já que garante alguns recursos, que nunca são demais, para a concretização do mesmo. O Projeto não deve ser visto como propriedade de ninguém, já que é um projeto da Biblioteca Escolar (BE) do Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira e da sua equipa, já que é a equipa que o vai colocar em prática. Equipa da biblioteca escolar que conta com profissionais que se empenham, para prestar os melhores serviços aos seus utilizadores e para inovar e criar projetos/atividades que vão de encontro ao Plano de Atividades e melhoria da BE. Nesse sentido o projeto deve ser mobilizador, dos recursos humanos existentes, para que estes concretizem os objetivos subjacentes e orientadores do Projeto. Tendo em consideração que este visa melhorar e dotar a BE de recursos essenciais para a melhoria do seu papel no Agrupamento de Escolas, teve o apoio, e estímulo da direção do Agrupamento de Escolas na pessoa da sua Diretora. O facto de a candidatura ter sido aprovada a nível nacional, constituiu um incentivo e também um estímulo, porque é o reconhecimento que as boas ideias e os bons projetos são reconhecidos, independentemente do sítio de onde nascem ou de quem as faz/concebe.




O Projecto "Leituras em Podcast na Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira"

A "explicação/resumo" do projecto num conjunto de imagens que se seguem, constitui uma base explicativa do próprio projecto. No entanto o projecto não é estanque em si mesmo e é susceptível de sofrer acrescentos/alterações que contribuam para a sua melhoria, em função das dinâmicas criadas ou das oportunidades que possam vir a surgir. O facto de se estar a trabalhar no campo das TIC, da Internet e da web, abre um potencial inovador enorme, que deve conferir ao projecto a "plasticidade" suficiente para se adaptar às melhores ferramentas e soluções me função dos recursos existentes.





















 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário