Nesta época, a biblioteca da escola sede veste-se com motivos natalícios. Com a colaboração de alunos e professores, a assistente operacional de apoio à biblioteca decora o espaço para que todos recordem que o Natal é uma época especial!
Nesta época, a biblioteca da escola sede veste-se com motivos natalícios. Com a colaboração de alunos e professores, a assistente operacional de apoio à biblioteca decora o espaço para que todos recordem que o Natal é uma época especial!
A chegada de livros novos à biblioteca é sempre um momento feliz, sobretudo se as novidades correspondem aos interesses dos alunos.
Como vem sendo habitual, o Agrupamento disponibiliza verba para aquisição de fundo documental com a finalidade de renovar e atualizar a coleção das bibliotecas, mas também de dar resposta às solicitações de professores e alunos, tendo em vista o desenvolvimento de atividades de leitura em contexto do currículo ou a leitura recreativa.
No âmbito do projeto Leitura em Família / "Já Sei ler!" os alunos da turma P2 deslocaram-se ao Lar de Idosos de São João da Pesqueira para ler para os "avós" textos do livro "Os sapatos do Pai Natal".
"A carta ao pai Natal", um conto do livro "Desejos de Natal", de Luísa Ducla Soares, foi apresentado à turma P4 por um grupo de alunas da turma. Durante a leitura, foram sendo lançados desafios sobre a história, a que os alunos responderam com entusiasmo. Seguiu-se a escrita de mensagens de Natal. A findar, e relembrando um momento feliz desta história, foi servido um chocolate quente que fez as delícias de todos!
"Desejos de Natal", de Luísa Ducla Soares, foi a obra escolhida para a Hora do conto com os alunos do 3ºano do Centro Escolar de São João da Pesqueira.
"A carta ao Pai Natal" foi o conto lido e dramatizado com a ajuda dos alunos,um conto que nos faz pensar sobre as desigualdades e nos ajuda a encontrar o verdadeiro espírito do Natal.
Os alunos do 6º ano de escolaridade abordaram a temática dos Direitos Humanos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Os trabalhos realizados tiveram como objetivo dar a conhecer à comunidade escolar e educativa a iniciativa "Maratona de Cartas", promovida pela Amnistia Internacional. Os alunos construíram cartazes e divulgaram a iniciativa à comunidade com a distribuição de marcadores com informação e códigos QR para que pudessem ser recolhidas as assinaturas. No dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, foram expostos na biblioteca os trabalhos realizados como forma de sensibilizar para a necessidade de todos intervirmos para que os Direitos Humanos sejam respeitados.
Embora se comemorem datas importantes no mês de dezembro, o calendário deste mês é especialmente dedicado à época natalícia.